quinta-feira, 30 de março de 2017

O que é Pilates?

Oi, oi, gente!

Como falei anteriormente, estou estagiando em um Studio de Pilates. Mas vocês sabem o que é o Pilates?

Tudo começa com Joseph Hubertus Pilates que, devido aos diversos problemas de saúde que tinha durante a infância, precisou fazer exercícios para tentar chegar a um nível de qualidade de vida parecido com o das outras crianças da sua idade. O que ele não sabia era que essas atividades transformariam a sua vida, porque foi daí que surgiu o Pilates.

Joseph começou com o Mat Pilates - Mat significa esteira - são os exercícios praticados no solo e contam apenas com o peso do corpo, a força da gravidade e variações com o auxílio de algum acessório. 

Joseph Pilates era alemão e durante um tempo, enquanto morava na Inglaterra, foi considerado estrangeiro inimigo e foi preso. Mesmo nesse período de reclusão, ele nunca deixou de fazer Pilates, inclusive ensinou a técnica aos colegas de cela. E foi num surto de gripe Influenza que o Pilates chamou a atenção das pessoas, pois nenhum dos praticantes ficou doente, e olha que a epidemia matou milhares de cidadãos.

Após esse episódio ter despertado a curiosidade dos demais, Pilates foi transferido para a ilha de Man, onde ficaria responsável em ajudar na reabilitação dos feridos em guerra. Lá ele verificou que os pacientes eram pessoas que ainda estavam acamadas, ou seja, o Mat não daria certo. Joseph pensou, pensou e viu que com as molas das camas ele poderia fazer algo para a melhora dos pacientes. As molas eram colocadas em pontos estratégicos onde os doentes utilizassem da resistência delas e realizassem os exercícios de solo, mas ainda deitados na cama. Assim iniciaram os trabalhos de Pilates com os aparelhos que ele mesmo inventou.

Tá, agora já sei quem criou o Pilates, etc, mas e o pilates em si, o que é?

O Pilates é um método de exercícios que têm base na Contrologia - o homem em controle com o corpo, mente e o espírito - e consiste na realização de alongamentos com ou sem alguma resistência. 

"O Pilates mistura um treino de força e flexibilidade que ajuda a melhorar a postura, alongar e tonificar os músculos sem exageros. Os exercícios focam na qualidade dos movimentos, ao invés da quantidade, deixando o praticante revigorado após a prática. Todo o método está baseado em seis princípios que pretendem devolver ao homem uma movimentação mais espontânea e consciente: o centro de força (core), a concentração, o controle, a fluidez de movimento, a precisão e a respiração."

Alguns dos benefícios:
  • Correção postural;
  • melhora na respiração;
  • tônus muscular;
  • auxílio no controle de peso;
  • alongamento e flexibilidade;
  • compreensão do próprio corpo (integração corpo e mente)
  • pode ser praticado por qualquer pessoa.
 Tá esperando o quê pra ir marcar a sua aula experimental? Procure o Studio de Pilates mais próximo na sua cidade! :)



Referências:

MARTINS, Rivien Aparecida de Souza. MÉTODO PILATES: HISTÓRICO, BENEFÍCIOS E APLICAÇÕES - REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Disponível em: http://www.ceafi.com.br/biblioteca/pagina/50/mtodo-pilates-histrico-benefcios-e-aplicaes-reviso-sistemtica-da-literatura. Acesso em: 30 mar 2017.

O que é Pilates? Disponível em: http://revistapilates.com.br/o-que-e-pilates. Acesso em: 30 mar 2017.



Ps.: Se a referência tiver errada, aceito dicas de como fazer certinho com as normas. hauhauhauhaua

Nenhum comentário:

Postar um comentário